terça-feira, 18 de outubro de 2011

PLANO DE AULA UTILIZANDO O RECURSO "CHAT"

PLANO DE  AULA: USO PEDAGÓGICO DE FERRAMENTAS DE INTERATIVIDADE O CHAT COMO FERRAMENTA DE ENSINO
IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADO PELA USINAS HIDRELÉTRICAS

RESPONSÁVEIS PELO PLANEJAMENTO: 
  • LEONARA PIRAN FRIGERI
  • LUCIMARA DA SILVA HENSEN
  • LUDIBERGA ZUCHELLO
  • MARCIA PIOVESAN
  • MÁRCIO PALAGE VOSS
  • MARIA ELIZETE SILVA MARTINS



1. ESCOLA DE APLICAÇÃO

Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha

2. TEMA ABORDADO

Meio Ambiente e a produção da energia elétrica.

3. OBJETIVOS

·         Estimular a pesquisa e o debate sobre os impactos ambientais causados pela construção de uma usina hidrelétrica bem como os aspectos positivos e negativos dessa construção.
·         Questionar sobre a relevância de sua instalação;
·         Conscientizar sobre o uso consciente de energia elétrica;

4. JUSTIFICATIVA

Justifica-se a atividade pela importância da preservação ambiental, a discussão e a reflexão sobre a ação humana diante da natureza, bem como frente a realidade em que estamos inseridos e o uso pedagógico da ferramenta chat como meio de interatividade e construção de conhecimento. O trabalho tem como proposta discutir os impactos ambientais, assim como os aspectos positivos e negativos, causados pela construção das usinas hidrelétricas, sua importância para a vida das pessoas e para a vida dos outros seres vivos, questionando e discutindo maneiras de usar a energia elétrica corretamente, a fim de desenvolver atitudes conscientes no dia a dia da pessoa.

5. SÉRIE/ANO

6ª série do Ensino Fundamental.

6. PERÍODO DE EXECUÇÃO

2 períodos da aula.

7. MÍDIAS E TECNOLOGIAS UTILIZADAS

·         computador com internet.

8. AÇÕES A SEREM REALIZADAS

O professor iniciará a aula questionando os educandos da seguinte maneira:
·         Vocês acham que é importante a energia elétrica em nossas vidas?
·         Por quê?
·         E a construção de usinas hidrelétricas pode nos afetar? De que maneira?
·         Em relação ao meio ambiente, será que existem mudanças?
Após iniciar a discussão propor a realização de uma pesquisa na internet sobre impactos ambientais, aspectos positivos e negativos causados pela construção de usinas hidrelétricas na vida das pessoas.
Após realizar a pesquisa fazer uma discussão, via MSN, em grupo de dois ou três alunos, para socializar os dados que foram coletados durante a pesquisa e o que chamou mais sua atenção sobre os elementos obtidos na mesma.
Durante a conversa o professor chama a atenção dos alunos sobre as conseqüências da criação de usinas e da importância do consumo consciente de energia elétrica.

9. AVALIAÇÃO

O trabalho realizado foi bem proveitoso. Os alunos participaram, interagindo com os colegas e com os professores via chat.
Foi uma atividade diferenciada e que motivou a pesquisa e despertou o interesse dos alunos. Foi bem produtivo, no entanto, a prática contou com alguns problemas que já eram previstos, como a velocidade da internet que, muitas vezes, fez com que a página não fosse exibida, tendo que acessar novamente e também o baixo número de alunos que possuem conhecimento de informática. Mesmo assim os alunos gostaram muito da atividade realizada, fazendo uma avaliação muito positiva e levando a discussão do assunto para a sala de aula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário