quarta-feira, 11 de maio de 2011

PROJETO "VALORES HUMANOS"

                             




1. IDENTIFICAÇÃO DE SUA ESCOLA:
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa.

2. TEMA DA PROPOSTA:
Os Valores Humanos.

3. OBJETIVOS (DESCREVER O FOCO DE APRENDIZAGEM QUE PRETENDE PROPICIAR AOS ALUNOS):
·         Pesquisar sobre os valores humanos;
·         Definir o que são, para que servem e sua importância para nossas vidas;
·         Fazer um resgate familiar sobre valores humanos cultivados em cada família fazendo um paralelo com antigamente;
·         Propiciar momentos de reflexão quanto aos valores humanos praticados por nós na escola, na família e na sociedade;
·         Conhecer ou relembrar a história clássica da literatura infantil “A Galinha Ruiva”;
·         Interpretar a história “A Galinha Ruiva”;
·         Reescrever a história “A Galinha Ruiva”;
·         Dramatizar a história “A Galinha Ruiva”;
·         Produzir slogans sobre valores humanos para divulgação na escola.

4. JUSTIFICAR PORQUE DESTE OBJETIVO:
Levando-se em consideração a atual realidade escolar e a que estamos vivendo socialmente, onde os valores humanos essenciais para uma boa convivência e para uma vida saudável estão cada vez mais esquecidos e sendo deixados de lado, percebe-se a necessidade de relembrá-los e aprofundá-los na busca de colocá-los em prática em nosso dia-a-dia familiar, escolar e social. Oportunizando aos alunos, com isso, momentos de reflexão sobre a convivência familiar, social e cidadã buscando criar senso crítico e de respeito pelo ser humano em geral, assim como com o meio ambiente em que o cerca.
Um dos objetivos da educação escolar é que os alunos aprendam a assumir a palavra enunciada e a conviver em grupo de maneira produtiva e cooperativa. Dessa forma, são fundamentais as situações em que possam aprender a dialogar, a ouvir o outro e ajudá-lo, a pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em uma tarefa conjunta, etc. É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social. Trabalhar em grupo de maneira cooperativa é sempre uma tarefa difícil, mesmo para adultos convencidos de sua necessidade.

5. PÚBLICO A SER ENVOLVIDO (SÉRIE/ANO):
O público envolvido são as turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

6. MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS:
Serão utilizados recursos tecnológicos como o computador, internet, câmera de vídeo, máquina fotográfica, projetor multimídia, impressora. Também serão utilizados: cartolinas, folhas de ofício, material escolar básico (caderno, lápis, borracha, cola, tesoura, etc.), sucatas e roupas para o teatro.

7. PROPOSTA PRELIMINAR DAS ETAPAS/AÇÕES A SEREM REALIZADAS:
·         Pesquisar na internet sobre valores humanos.
·         Definir valores humanos, para que servem e sua importância para as pessoas.
·         Escolher um vídeo na internet sobre valores humanos e apresentar para a turma dizendo o porquê de tê-lo escolhido.
·         Dialogar sobre o clássico da literatura infantil “A galinha ruiva”.
·         Ler na internet a história “A galinha ruiva” no site Feijo, no endereço http://www.feijo.com/~flavia/
·         Interpretar a história “A galinha ruiva” relacionando-a com a realidade da turma.
·         Destacar o que mais chamou atenção na história e os valores ali apresentados, observando os personagens.
·         Pesquisar junto a família os valores apresentados antigamente e nos dias atuais.
·         Fazer um paralelo entre antigamente e atualmente quanto aos valores humanos.
·         Reescrever a história “A galinha ruiva” no site da Coleção Ferinha, no endereço http://www.colecaoferinha.com.br/
·         Apresentar para os colegas a história reescrita.
·         Escolher a história reescrita que a turma mais gostou, assisti-la novamente e imprimi-la.
·         Dramatizar esta história e filmá-la produzindo um vídeo.
·         Convidar os demais alunos da escola para assistir ao vídeo e/ou teatro.
·         Se a turma quiser e permitir, divulgar esse vídeo no YouTube.
·         Jogar os jogos da Coleção Ferinha relacionados a história “A galinha ruiva”. 
·         Produzir slogans, faixas ou cartazes sobre os valores humanos relacionados às pessoas e ao meio ambiente e divulgá-los na escola.

8. PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
O cronograma abaixo demonstra como poderão ser desenvolvidas as atividades, porém é flexível e deve ser adequado conforme o aprofundamento do professor e das disciplinas que serão envolvidas no projeto.

ATIVIDADES
1º dia
2º dia
3º dia
4º dia
5º dia
6º dia
7º dia
8º dia
Pesquisar na internet sobre valores humanos.
X







Definir valores humanos, para que servem e sua importância para as pessoas.
X







Escolher um vídeo na internet sobre valores humanos e apresentar para a turma dizendo o porquê de tê-lo escolhido.
X







Dialogar sobre o clássico da literatura infantil “A galinha ruiva”.

X






Ler na internet a história “A galinha ruiva” no site Feijo, no endereço http://www.feijo.com/~flavia/

X






Interpretar a história “A galinha ruiva” relacionando-a com a realidade da turma.

X






Destacar o que mais chamou atenção na história e os valores ali apresentados, observando os personagens.

X






Pesquisar junto a família os valores apresentados antigamente e nos dias atuais.


X





Fazer um paralelo entre antigamente e atualmente quanto aos valores humanos.


X





Reescrever a história “A galinha ruiva” no site da Coleção Ferinha, no endereço http://www.colecaoferinha.com.br/


X





Apresentar para os colegas a história reescrita.



X




Escolher a história reescrita que a turma mais gostou, assisti-la novamente e imprimi-la.



X




Dramatizar esta história e filmá-la produzindo um vídeo.



X
X



Convidar os demais alunos da escola para assistir ao vídeo e/ou teatro.





X


Se a turma quiser e permitir, divulgar esse vídeo no YouTube.






X

Jogar os jogos da Coleção Ferinha relacionados a história “A galinha ruiva”.    






X

Produzir slogans, faixas ou cartazes sobre os valores humanos relacionados às pessoas e ao meio ambiente e divulgá-los na escola.







X

Nenhum comentário:

Postar um comentário