terça-feira, 17 de maio de 2011

PROJETO: "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS"



1. TÍTULO DO PROJETO

Histórias em Quadrinhos: Turma da Mônica.

2. SÉRIE E ESCOLA DE APLICAÇÃO DO PROJETO

Ano de aplicação: 3º Ano do Ensino Fundamental
Escola de aplicação: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa.

3. SELEÇÃO DO TEMA

Conversar com a turma sobre o conhecimento de histórias em quadrinhos e quais as favoritas de cada um.
A seleção foi realizada de forma dialética com a turma elencando histórias já conhecidas pelos alunos.

4. CONTEÚDOS TRABALHADOS

Língua Portuguesa: leitura e interpretação, tipologia textual, produção textual, formação de palavras, sinônimos, escrita correta: uso do dicionário. Etapas para criação de uma história em Quadrinhos: personagens, balões, cenários, onomatopéias, recordatórios e quadros.
Mundo Físico e Natural: hábitos de higiene corporal e bucal.
Matemática: fazer contagem, seleção, classificação e interpretação matemática através do gráfico dos personagens principais da história em quadrinhos.
Ensino Religioso: reflexão sobre boas maneiras acompanhada de mudança comportamental dos alunos.
Ensino da Arte: desenvolvimento de linguagem artística através confecção de fantoche, desenho artístico em forma de história em quadrinho.
Psicomotricidade: trabalho com motricidade fina ao trabalhar com os fantoches, coordenação motora ao trabalhar com o mouse.

5. PROBLEMATIZAÇÃO

De que forma o uso das histórias em quadrinhos podem contribuir mais e melhor na construção do processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 3º ano do ensino Fundamental?
Como a linguagem apresentada nas histórias em quadrinhos podem contribuir para uma melhor compreensão da leitura?

6. OBJETIVOS

O presente projeto objetiva colaborar com o trabalho dos professores em sala de aula de em uma maneira lúdica e prazerosa, buscando despertar para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como aquisição de novos conhecimentos.
Apresentar ao aluno outro tipo de linguagem, as histórias em quadrinhos, levando-os a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador.
Construir uma história em quadrinhos a partir dos estudos anteriores no software demonstrativo Quadrinhos da Turma da Mônica ou na ferramenta HagáQuê.
Montar uma história em quadrinhos.

7. JUSTIFICATIVA

As escolas precisam resgatar a prática da leitura, especialmente no Ensino Fundamental, por ser nessa faixa etária que a criança aprende a gostar de ler ou não. Precisa-se desenvolver uma prática de leitura prazerosa, sem cobranças de entendimento dos textos através de avaliações cansativas.
Aprende-se a ler lendo, não reproduzindo inúmeras vezes palavras ou frases, e menos ainda através de cópias longas e exaustivas. Por isso a escola deveria, propiciar às crianças o manuseio de livros em sala de aula para desenvolver os aspectos sensoriais, emocionais e intelectuais da leitura, de uma forma racional e dinâmica.
É importante que o aluno seja valorizado como pessoa e tratado de modo personalizado. A ele deve ser proporcionado oportunidades de experimentar, pensar, comparar, criar hipóteses, estabelecer regras e aprender através do erro. O conhecimento não é pronto e por isso a aprendizagem é construída constantemente.
O professor não é detentor do saber e sim um motivador, orientador e viabilizador do processo ensino-aprendizagem, provocador de situações problemáticas a serem resolvidas e regulador de conflito. É necessário que ele faça uso de procedimentos democráticos, respeitando o tempo de aprendizagem de cada aluno, aproveitando os conhecimentos que o aluno tem, servindo-se deles para desencadear novas aprendizagens. O professor pode ser um investigador, pesquisador, um desafiador, um questionador, um crítico e um estimulador criativo, dinâmico procurando avaliar sua prática pedagógica e de seus resultados.
Segundo Fonte:

As Histórias em Quadrinhos, devido a sua diversidade de linguagem e riqueza artística, possibilitam muitos momentos prazerosos na complexa tarefa do ensino e aprendizagem da língua escrita. Cabe à escola utilizá-la de forma lúdica para estabelecer uma relação harmoniosa entre professor, aluno e texto. O aluno precisa compreender que ler é um exercício que se presta ao prazer e não serve apenas para a execução de tarefas escolares e atendimento de interesses transitórios.

As histórias em quadrinhos da Turma da Mônica são conhecidas pelo público infantil e podem ser utilizadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas e conteúdos. Como os personagens também são crianças, espera-se que as crianças se identifiquem com algum deles.



8. CRONOGRAMA

O cronograma abaixo demonstra como poderão ser desenvolvidas as atividades, porém é flexível e deve ser adequado conforme o aprofundamento do professor e das disciplinas que serão envolvidas no projeto, podendo ser desenvolvido em 20 horas/aulas dependendo do interesse dos alunos e do ritmo da turma.

ATIVIDADES
1º DIA
2º DIA
3º DIA
4º DIA
5º DIA
Estudo sobre a vida e obra do autor Mauricio de Souza.
X




Sessão de cinema e passar o filme da “Turma da Mônica em: Boas Maneiras” (7 min).
X




Dialogar sobre o filme e confeccionar cartazes de boas maneiras.
X




Apresentar os Cartazes da Turma da Mônica e dialogar sobre eles relacionando-os com as boas maneiras.
X




Fazer o levantamento dos nomes dos principais personagens da Turma da Mônica através dos cartazes e no Portal da Turma da Mônica (http://www.monica.com.br/personag/t-monica.htm).

X



Realizar ditados, leitura dos nomes dos personagens, produção de frases sobre os cartazes.

X



Propor jogos da Turma da Mônica e passatempos.

X



Disponibilizar gibis para as crianças folhearem e lerem.

X



Ler a história em quadrinhos: Turma da Mônica e a saúde bucal.


X


Interpretação da seqüência dos quadrinhos e discussão sobre a diferença entre um texto normal e um texto nas histórias em quadrinhos.


X


Dialogar sobre a história e observar as etapas para criação de uma história em quadrinhos, identificando:
a) Personagens: eles têm vontades, dramas, conflitos, ironias. É por meio de suas falas e ações que as histórias são contadas.
b) Balões: criados especificamente para as histórias em quadrinhos, os balões podem ser de vários tipos, os principais são: de fala, de pensamento, de ira, de berro, de sussurro. Neles são escritos os pensamentos e as falas dos personagens, em geral os de fala possuem um "rabinho" em direção ao personagem falante.
c) Cenários: há dois tipos de cenários, os internos (dentro de residências ou prédios) e os externos (na rua, na natureza, no meio ambiente).
d) Onomatopéias: são palavras ou junções de palavras que imitam a voz de animais ou ruídos de objetos. Ex: BUUM!!! (explosão), CRI_CRI!! (grilo), TOC-TOC! (batendo à porta), TIC-TAC! (bater do relógio). São elementos exclusivos da linguagem das histórias em quadrinhos e permitem a livre criação.
e) Recordatórios: é o tipo de balão usado para a narração. Não possuem "rabinho" em direção a personagens. Ex.: "Enquanto isso..." e "No dia seguinte..."
f) Quadros: eles delimitam o enquadramento das cenas de uma história em quadrinho. Podem ser variáveis em tamanho e formato, de acordo com a necessidade da cena a ser desenhada.


X


Dialogar sobre o Cascão e os hábitos de higiene corporal e bucal que devemos ter.


X


Demonstrar de forma prática como deve ser a escovação dentária e realizá-la com os alunos.



X

Confeccionar o bichinho de estimação da Mônica com as crianças e colocar no palito em forma de fantoche.



X

Construir os gráficos fazendo a contagem das aparições de cada personagem na história Turma da Mônica e a saúde bucal.



X

Pesquisar sobre os tipos de balões onde estão escritos os textos: cada criança escolhe um gibi e, coletivamente, identificam-se os balões, sendo que as crianças deverão registrar em seu caderno aqueles encontrados e para que servem.



X

Produção de uma história em quadrinhos no software demonstrativo “Quadrinhos” da Turma da Mônica ou na ferramenta HagáQuê.




X

9. MATERIAIS/RECURSOS DISPONÍVEIS/MÍDIA UTILIZADA

“Histórico de Mauricio de Souza”, disponível em: http://www.monica.com.br/index.htm
Filme da “Turma da Mônica em: Boas Maneiras”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8.
Cartazes da Turma da Mônica, disponível em: http://www.monica.com.br/institut/cartazes/welcome.htm.
História em quadrinhos “Turma da Mônica e a saúde bucal”. Disponível em: http://www.monica.com.br/institut/s-bucal/pag1.htm
Creme dental e escova de dente.
Material para confecção de cartazes (cartolina ou papel pardo, pincel atômico, etc.).
Jogos da turma da Mônica, disponível em: http://www.monica.com.br/index.htm

Passatempos da Turma da Mônica, disponível em: http://www.monica.com.br/index.htm
Computador com acesso à Internet.
Software HagáQuê, disponível em: http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/
Software Quadrinhos da Turma da Mônica, disponível em: http://www.monica.com.br/software/download/quadrinh/qtmdemo.zip
Projetor multimídia.
Gibis.
Material escolar de uso diário: lápis, caderno, borracha, folhas, etc.

10. AVALIAÇÃO

Retomar os objetivos propostos, o interesse e a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades.
O professor deve avaliar a produção da história em quadrinhos, observando os seguintes aspectos:
·         Apresenta as características das histórias em quadrinhos?
·         O tema abordado está claro?
·         As ilustrações são criativas e dentro do contexto?
·         Os recursos estruturais e tecnológicos foram utilizados adequadamente?
Os alunos devem retomar suas anotações iniciais e refletir sobre o que aprenderam com o trabalho, tanto em relação ao uso dos softwares quanto à estrutura da história em quadrinhos, comparando com o que sabiam antes. O professor deve também rever as anotações iniciais e fazer um momento de diálogo com os alunos, pontuando juntos as aprendizagens da turma.

11. REFERÊNCIAS

BRASIL, Karla. Projeto história em quadrinhos (HQ) Turma da Mônica! 2009. Disponível em: http://lereescrevercerto.blogspot.com/2009/01/introduo-as-histrias-em-quadrinho-da.html. Acesso em: 08 de Maio de 2011.

CARLI, Andréa De. Utilizando Histórias em Quadrinhos. 2008. Disponível em: http://aartedeensinarblog.blogspot.com/2008/03/utilizando-histrias-em-quadrinhos.html. Acesso em: 08 de Maio de 2011.

CRIPPA, Maria Isabel. Projeto história em quadrinhos na sala de aula. 2007. Disponível em: http://blogakii.blogspot.com/2007/08/histrias-em-quadrinhos.html.  Acesso em: 08 de Maio de 2011.

FONTE, Paty. Histórias em quadrinhos. Disponível em: http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/quadrinhos.htm. Acesso em: 08 de Maio de 2011.

PORTAL DA TURMA DA MÔNICA. Disponível em: http://www.monica.com.br/index.htm. Acesso em: 08 de Maio de 2011.

2 comentários: